sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

O sinistro teria acontecido na Agência de Tecnologia da Informação, sediada no centro de Teresina, e afetou principalmente ações do Departamento de Trânsito

 Política TRÂNSITO

Incêndio misterioso na ATI paralisa ações do Detran/PI há uma semana

O sinistro teria acontecido na Agência de Tecnologia da Informação, sediada no centro de Teresina, e afetou principalmente ações do Departamento de Trânsito

Os usuários são informados de que serviços não funcionam devido ao incêndio
Os usuários são informados de que serviços não funcionam devido ao incêndio

A situação do Detran/PI (Departamento Estadual de Trânsito) é aflitiva. Usuários reclamam da falta de atendimento há mais de uma semana. O órgão praticamente fechou as portas ao público externo alegando dificuldades no setor de tecnologia da informação por conta de um suposto incêndio ocorrido nas dependências da ATI (Agência de Tecnologia da Informação) do governo do estado.

Mais do que isso não se informa. Um empresário do setor de segurança manteve contato com a nossa reportagem para denunciar o fato. "Estamos há uma semana com o Detran inoperante. Lá não se tira uma carteira de motorista, lá não se recebe um documento de um carro. Diz que teve um incêndio na ATI. Que incêndio foi esse?!", falou.

Ele disse ainda que o prazo do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor está correndo e não se consegue emplacar. "O proprietário paga o IPVA e não recebe o emplacamento. Com isso, os veículos não podem circular, porque não estão emplacados e correm o risco de serem apreendidos", complementa o mesmo empresário, que conta com uma numerosa frota de veículos para atender a clientela de sua empresa.

A imprensa noticiou no começo da semana um princípio de incêndio na ATI que atende todos os órgãos da administração estadual. Segundo o site G1: "Um princípio de incêndio que aconteceu na madrugada desta segunda-feira (8) afetou o sistema de alguns órgãos do governo. Segundo a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI), ainda não há previsão para o restabelecimento completo. O Detran/PI, um dos órgãos atingidos, precisou reagendar atendimentos."

O Detran informou que estão funcionando normalmente os serviços como, captura de imagem, biometria, entrega de CNH, entrega de processos de CNH e prova teórica. Por sua vez, a ATI informou que o princípio de incêndio aconteceu no imóvel que abriga o data center secundário da agência, localizado no Centro de Teresina.

Vários órgãos do governo foram atingidos por incêndios misteriosos ao longo dos últimos anos. Em 2011, um sinistro de grandes proporções atingiu a Secretaria de Saúde do Estado. Curiosamente, isso ocorreu logo depois de uma investigação do Ministério Público Federal ser deflagrada para apurar supostos desvios de aproximadamente R$ 200 milhões à época. Em 2018, pouco antes de se iniciar a Operação Topique, houve princípio de incêndio na Secretaria de Estado da Educação. Em 2019, noticiou-se incêndio nos arquivos do mesmo Detran/PI localizados no Estádio Albertão.

Isso indica que o governo precisa repensar sua política de utilização e armazenamento de dados. Em outro momento, arquivos digitalizados da Emgerpi armazenados na antiga Ceasa foram roubados de forma até hoje nunca esclarecida, apesar de transcorridos dez anos. Tanto para os incêndios quanto para os desaparecimentos misteriosos, a perda é para o contribuinte e para a segurança jurídica do estado. (Toni Rodrigues)

Edição;Tropical Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cristiano Brito nasceu para ser médico

                                                                      Dr. Cristiano Brito Melo Em nossa cidade Cocal é tão difícil entender ...