Política
Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado Federal
O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), de 44 anos, foi eleito nesta segunda-feira, 1º, o novo presidente da Casa pelos próximos dois anos. Um dos mais jovens senadores a assumir o comando do Congresso, ele teve 57 votos, contra 21 da candidata Simone Tebet (MDB-MS), que foi abandonada pelo próprio partido na disputa. Pacheco foi apoiado pelo atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Com formação em Direito, Pacheco prometeu agir com independência em relação ao Planalto e fez um discurso de pacificação. Nos bastidores, a vitória era dada como certa antes mesmo da votação sigilosa. Católico, ele está no primeiro mandato como senador e presidirá o Senado até fevereiro de 2023.

“Em cédula de papel, o Senado Federal elegeu o Senador Rodrigo Pacheco (57 votos de 81 possíveis) para presidir a Casa no biênio 2021/22”, escreveu Bolsonaro em suas redes sociais, logo após a divulgação do resultado.- Em cédula de papel, o Senado Federal elegeu o Senador Rodrigo Pacheco (57 votos de 81 possíveis) para presidir a Casa no biênio 2021/22
Nas disputas seis disputas pela presidência do Senado, travadas ao longo dos últimos dez anos, Pacheco teve o terceiro melhor desempenho: ficou atrás apenas de José Sarney (MDB-AP e Eunício Oliveira (MDB-CE), que conquistaram respectivamente 70 e 61 votos para chefiar o Senado em 2011 e 2017.
Rodrigo Pacheco nasceu em Porto Velho (RO), mas se elegeu por Minas Gerais, onde a família é dona de empresas de transporte rodoviário. Em dezembro de 2020, emplacou um assessor de seu gabinete como diretor da Agência Nacional de Transportes (ANTT) — órgão que tem como atribuição regular empresas de sua família.
Fonte: GP1
Edição: Tropical Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário