segunda-feira, 26 de abril de 2021

Governo do Piauí tenta esconder governo federal na entrega de ônibus

EducaçãoMEC

Entrega oficial ocorreu com presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro

Governador e ministro da Educação caminham entre os veículos do transporte escolar
Governador e ministro da Educação caminham entre os veículos do transporte escolar

O Piauí recebeu, nesta segunda-feira (26), trinta e dois ônibus escolares do Programa Caminho da Escola, do governo federal. O governador Wellington Dias participou da entrega simbólica dos veículos com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, no Parque Nova Potycabana, em Teresina.

Para o Piauí, ao todo, serão 64 ônibus para atender a demanda por transporte escolar rural da rede estadual de educação. Nesta primeira etapa, foram entregues 32 veículos. Cada ônibus tem capacidade para 44 estudantes e conta com estação elevatória para cadeirantes.

O governador Wellington Dias (PT) novamente tentou colocar de lado o trabalho do presidente da República. Ele coloca que os recursos foram decorrentes da bancada federal através do Orçamento da União. Em nenhum momento disse que foi um investimento do governo federal. Tudo para tentar ocultar a atuação do presidente Jair Bolsonaro. O mesmo aconteceu no discurso do secretário de Educação, Ellen. Movido pela desfaçatez, o secretário disse que os ônibus foram resultantes de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado e a bancada. Não se sabe por que não reconhecer que se trata de valores destinados pelo governo federal, via Ministério da Educação. A presença do ministro, no local, para ele, deve ter sido meramente simbólica.

 A entrega dos veículos é fruto do trabalho integrado entre o Ministério da Educação e a bancada federal do Piauí. Os ônibus foram adquiridos com recursos do governo federal. Um investimento de R$ 13 milhões, com contrapartida de R$ 63.604,46 do governo do Piauí.

_Caminho da escola

A ação faz parte do Programa Caminho da Escola, que tem como objetivo reduzir a evasão escolar, por meio de acesso diário aos meios de transportes. O programa prevê uma frota de ônibus escolares padronizada, com estrutura de acessibilidade, no qual 139 municípios contemplados no programa.

O ministro Milton Ribeiro reconheceu o esforço da bancada federal do Piauí. “A entrega de ônibus tem a ver com uma coisa só, acreditamos no futuro, esses ônibus vão servir para trazer os nossos filhos para as escolas. Essa pandemia vai passar e teremos a alegria de vê-los dentro dos ônibus indo em segurança para as escolas. A entrega desses ônibus hoje é fruto do esforço da bancada do Piauí”, disse o gestor. Ele citou ainda que as escolas, as quadras e creches são prioridades de investimento no Piauí para alavancar a educação básica do Brasil.

Segundo o secretário de Estado da Educação, esta é a primeira etapa da entrega dos veículos. O estado receberá em 30 dias mais 32 veículos no modelo van. “Hoje vamos entregar 32, com a capacidade para a maior quantidade de estudantes, 44 lugares, mas também teremos outra entrega de 32 veículos no estilo van. O transporte escolar, sem dúvida alguma, é um equipamento extremamente necessário para que possamos garantir que nossos estudantes saiam de suas casas, especialmente da zona rural, e cheguem às escolas que ficam na zona urbana”, enfatizou Ellen Gera.

Darkson Vieira, diretor da Escola Agostinho Brandão, em Cocal dos Alves, falou que o transporte escolar é de fundamental importância para diminuir a evasão escolar. “Os municípios piauienses necessitam muito desse transporte, é fundamental para diminuir a evasão. Nossa escola possui cerca de 580 alunos, desses, 90% necessitam de transporte escolar, por isso os ônibus são essenciais”, afirmou o diretor

Os municípios do Piauí contemplados com os ônibus foram: Aroazes, Arraial, Avelino Lopes, Batalha, Betânia do Piauí, Bom Jesus, Bonfim do Piauí, Brejo do Piauí, Capitão de Campos, Cocal, Cocal dos Alves, Corrente, Cristalândia do Piauí, Dom Inocêncio, Esperantina, Itainópolis, Joaquim Pires, Luzilândia, Miguel Alves, Nossa Senhora de Nazaré, Parnaguá, Ribeira do Piauí, Rio Grande do Piauí, São Julião, São Miguel do Tapuio, Sebastião Barros, Simplício Mendes, União.

Participaram da solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Themístocles Filho; os senadores Ciro Nogueira, Elmano Ferrer e Marcelo Castro; os deputados federais Átila Lira, Júlio César, Rejane Dias, Iracema Portela, Flavio Nogueira, Fábio Abreu, Merlong Solano, Marcos Aurélio Sampaio e Marina Santos; o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa; prefeito de Parnaíba, Mão Santa; o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes; o reitor do Instituto Federal do Piauí (Ifpi), Paulo Henrique Gomes; o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Evandro Alberto de Sousa; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte; e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Paulo César Morais. A vice-governadora Regina Sousa, assim como os prefeitos dos municípios contemplados, participaram de forma online. (Com informações da CCOM/PI)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Robert Rios chama Sílvio Mendes de “pústula” e ex-prefeito rebate: “não lhe temo nem fisicamente”

Um embate entre o ex-prefeito  Sílvio Mendes  e o vice-prefeito de Teresina,  Robert Rios , que começou nesta quinta-feira ...