sábado, 24 de setembro de 2022

Desde 2010, nenhuma eleição para o Governo do Estado vai para o 2º turno

A eleição para o Governo do Piauí inegavelmente está polarizada. Uma série de pesquisas mostram resultados divergentes, algumas dando vitória ao candidato Sílvio Mendes (União Brasil), outras a Rafael Fonteles (PT). Inclusive, esta grande quantidade de pesquisas, somadas aos números distintos que elas trazem, têm feito as pessoas se perguntarem: “dá pra confiar?”.

Há 12 anos o Piauí define todas as eleições para Governo do Piauí ainda no 1º turno. Isso pode acontecer este ano novamente?

Rafael Fonteles e Sílvio Mendes, os dois principais candidatos ao Governo do Piauí em 2022 (Foto: Divulgação)

LINHA DO TEMPO

  • 2006: Wellington Dias (PT), foi eleito em 2002 como o primeiro governador petista do Nordeste. Em 2006, foi reeleito governador do estado do Piauí com 61,68% dos votos válidos, totalizando 954.857 votos. Em segundo lugar, ficou Mão Santa (PMDB) com 391.083 votos (25,26%).
  • 2010: No último ano em que as eleições foram para o 2º turno, os dois candidatos mais votados no pleito inicial foram Wilson Martins, até então no PSB, e Sílvio Mendes, no PSDB. Em 2010, Wilson saiu em primeiro lugar com 46,37%. Totalizando 725.563 de votos válidos. Sílvio ficou em segundo com 30,08% de votos.
  • 2014: Em 2014, Welington Dias deixa o Senado Federal e volta ao governo do estado vencendo as eleições no 1º turno com 63,08% de votos. Em segundo lugar ficou seu principal adversário da época Zé Filho (PMDB), com 33,25% de votos.
  • 2018: Nas últimas eleições para o estado, o petista Welington Dias foi reeleito, também no 1º turno com 55,65% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou José Pessoa Leal, atual prefeito de Teresina, que integrava o time do Solidariedade na época. Dr. Pessoa levou 20,28% dos votos.

O QUE DIZEM OS CANDIDATOS?

De acordo com a constituição, o segundo turno poderá ocorrer apenas nas eleições para presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal e para prefeitos e vice-prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores.

Logo, são eleitos em uma única votação os senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores, assim como prefeitos e vice-prefeitos de municípios com menos de 200 mil eleitores.

Não há nada mais almejado que a vitória no primeiro turno, os candidatos majoritários do estado também não deixam de especular. (Marta Santos/Oitomeia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política Ciro Nogueira chama Lula de 'rancoroso' após ataque a Moro

O senador, que foi ministro no Governo Bolsonaro, ainda deu um conselho ao atual presidente. Repercutiu em todo o País nessa terça-feira...