sábado, 1 de outubro de 2022

Eleições 2022: Confira o que é preciso levar no dia da votação

 Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a documentação poderá ser utilizada mesmo se estiver com data de validade vencida.

Neste domingo (02), os cidadãos brasileiros poderão exercer o direito ao voto com as Eleições 2022, que elegerão presidente da República, governador de Estado, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou que o eleitor poderá levar apenas documento oficial com foto para o local de votação. Carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, certificado de reservista, identidade funcional emitida por órgão de classe e carteira de trabalho poderão ser utilizadas.

De acordo com o TSE, os documentos citados acima servirão mesmo se estiverem com a data de validade vencida. Já certidões de nascimento ou casamento não valem como prova de identificação na hora da votação.

Conforme o TSE, é necessário que o eleitor saiba o local de votação, além da zona e seção eleitoral. As informações podem ser encontradas no site do Tribunal Superior Eleitoral, caso o cidadão não encontre o título.

O Tribunal Superior Eleitoral pontua que neste ano o uso de aparelhos celulares dentro da cabine de votação está proibido. Dessa forma, o celular ficará com o mesário da seção durante o momento do voto.

e-Título

O Tribunal pontua ainda que o eleitor poderá optar pelo e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral onde é possível acessar a versão digital do título. Estão contidos no e-Título as certidões de quitação eleitoral, consulta de local de votação e até realização de justificativa em casos de ausência. O aplicativo está disponível para aparelhos Android e iOS.

No entanto, o TSE explica que a foto só estará disponível no e-Título caso o eleitor tenha feito a biometria. Se a foto não conter imagem de identificação, o cidadão deverá levar também um documento oficial com foto.

Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Garanta Já seu Lote, No Loteamento R. Martins – Cocal - Piauí

   O Loteamento R. Martins, bem situado nas margem da rodovia PI 309, que liga Teresina a Barra Grande na região norte do estado do Piaui. H...