O Dia Internacional da Mulher foi oficialmente criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1977. No entanto, o dia 8 de março já era utilizado por movimentos femininos como uma data para celebrar a luta pelos direitos das mulheres desde o início do século 20. Vários eventos influenciaram a criação da data, mas dois entre eles são lembrados como determinantes para sua oficialização.
No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, um dos momentos mais importantes do calendário da Rádio Tropical FM, 87.9, no mês de março. A data, criada em 1917 para a celebração da luta pelos direitos das mulheres, é um marco essencial para o reconhecimento e fortalecimento do feminismos tão importante que essa luta vem de muito longe buscando dentro da sociedade mais justa e igualitária.
Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.
Então! Hoje Parabenizo todas as mulheres, só não pela a data, pelos seus direitos de ir e voltar, tanto no comercio e como na vida política. A data celebra as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também serve como um alerta sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo.
Jornalista. Raimundo Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário